be

“Be” tem um significado relativo à existência. Pense comigo. Se eu existo, existo em algum lugar. Se eu existo, existo de algum jeito.
Da mesma forma como alguém está existindo agora, lendo esta matéria. Se você quer continuar lendo, então, pode dizer agora “I want to be reading”. Pense no lugar onde está lendo. Se quiser continuar aí, pode dizer I want to be (neste lugar)” Se quiser mudar para aquele lugar lí que está olhando “I want to be there”. Pense em como você está ao ler (sentado, em pé, deitado). Se quer continuar como está, pode dizer “I want to be sitting” caso esteja sentado. Pense em como está se sentindo: calmo(a), ansioso(a), apressado(a), animado(a). Se quiser continuar como está, pode dizer “I want to be calm” se é este o sentimento que quiser manter.

Note que todas estas frases descrevem os momentos de sua existência. Em textos muito antigos, a frase “are no more” (e are é uma variação de be) pode querer dizer que algo não existe mais ou que uma pessoa morreu.

Existe uma música muito conhecida e muito legal que se chama “Let it Be”. Se pegarmos esse significado de existência, podemos migrar por algumas palavras em português para sentir o significado da poesia: deixe acontecer, deixe estar, deixe as coisas fluírem ou seja, deixe-as existirem em seu fluxo normal, sem se preocupar ou estressar pois no final, é melhor deixar ser.

Leia a letra